Poucas pessoas sabem, mas a correção das deformidades dento-faciais é responsabilidade do cirurgião-dentista, mais precisamente dos especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial. A cirurgia ortognática é o procedimento cirúrgico indicado para estas alterações faciais. Esta cirurgia tem por objetivo corrigir o posicionamento dos ossos maxilares, colocando-os em equilíbrio com o restante da face. O tratamento consiste de fases distintas. Primeiramente, o paciente deve consultar o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo-facial para ser definido o diagnóstico e o plano de tratamento. O tratamento inicia com a correção ortodôntica para posicionar os dentes corretamente nos maxilares. Esta fase tem a duração conforme a complexidade dos problemas dentários, sendo em média de 1 ano.
Após a conclusão da fase ortodôntica, é feita a cirurgia para corrigir o posicionamento dos ossos maxilares. Esta correção pode ser realizada na mandíbula, no maxilar superior ou em ambos os ossos, dependendo do diagnóstico de cada paciente. O objetivo do tratamento é obter o equilíbrio funcional mastigatório,melhorar as funções respiratória e articular, além de alcançar a harmonia estética facial.
A cirurgia é realizada após o planejamento feito pelo cirurgião em acordo com o ortodontista. Este planejamento cirúrgico deve ser executado depois de concluída a fase ortodôntica.
A cirurgia é realizada com anestesia geral, em ambiente hospitalar, sendo que a internação se dá no dia da cirurgia e a alta hospitalar normalmente em 24 horas.
Atualmente, os avanços das técnicas cirúrgicas permitem maior agilidade e conforto na recuperação do paciente. Na grande maioria dos casos, não há necessidade de bloqueio da mordida após a cirurgia. Isto permite maior comodidade ao respirar, alimentar e higienizar a boca. Após 1 semana, utiliza-se alguns elásticos para engrenar a mordida. |