Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Expansão cirúrgica de maxila


A necessidade de expansão maxilar faz parte frequente dos planejamentos ortodônticos e sabemos que sua eficiência está associada ao nível de consolidação da sutura maxilar. Portanto a idade do paciente pode determinar o sucesso ou não da expansão.

Pacientes adultos apresentam a sutura maxilar consolidada, porém em algumas exceções o ortodontista consegue o rompimento da sutura mesmo em idades maiores.Via de regra as expansões ortopédicas em adultos desencadeiam dor e desconforto aos pacientes, além de provocar a inclinação vestibular e fenestração radicular dos dentes posteriores, com recidivas e danos dentários irreversíveis.

A utilização de cirurgia para liberação da sutura maxilar vem crescendo e possibilitando conforto, eficiência e rapidez na execução da expansão. A escolha do expansor ( Hass ou Hyrax ) depende da preferência do ortodontista, ambos apresentando eficiência. Particularmente, aconselhamos o Hass para expansões em palatos muito atrofiados, com possibilidade de troca do parafuso expansor durante o processo de expansão por outro maior. Para as demais situações o expansor tipo Hyrax demonstra ser mais confortável e higiênico.

O procedimento cirúrgico é realizado na maioria dos casos sob anestesia local, assistida por sedação endovenosa, em caráter ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar. A recuperação é rápida, com retorno às atividades normais em menos de 1 semana.